Entenda a importância da família na formação profissional dos jovens 8 de janeiro de 2019 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino

Com a alta competitividade dos dias atuais, é essencial que a família esteja presente na formação e no desenvolvimento profissional dos jovens.

 

Muito além das qualidades profissionais, as empresas procuram por colaboradores responsáveis, íntegros, respeitosos e comprometidos com as atividades, qualidades estas que podem ser desenvolvidas com o auxílio e participação da família na formação profissional.

Saiba ouvir

Quando o jovem está no início de sua formação profissional, é muito comum que muitas dúvidas apareçam, como: que comportamento adotar perante situações delicadas? Como conversar com o chefe? O que falar e o que não falar? Entre outras dúvidas sobre o dia a dia e o futuro profissional.

Nesse momento, é muito importante que a família esteja presente para auxiliar o jovem com essas dúvidas e inseguranças. É preciso saber ouvir e proporcionar as melhores respostas possíveis, pois ele precisa sentir essa segurança vindo de pessoas que ele confia.

O apoio deve ser incondicional

Quando o jovem está entrando no mundo do trabalho, é natural que muitas oportunidades comecem a se abrir como: uma promoção no emprego atual, mudança de setor, troca de emprego e até mesmo uma mudança de cidade.

Por conta da pouca experiência, é comum que os jovens sintam-se inseguros para tomar qualquer tipo de decisão sozinhos, por isso, se a oportunidade for boa, o apoio da família deve ser total.

Lembre-se que o projeto de vida é do jovem

É preciso muita atenção dos pais para não acabar depositando seus desejos, medos, frustrações e angústias em cima de seus filhos. Esse tipo de atitude não é a ideal, pois além de colocá-los em uma posição difícil, acaba por bloquear a possibilidade de um diálogo amplo e aberto.

Sempre que necessário, procure auxílio profissional

Um jovem que não encontra na família o suporte para passar por problemas que acontecem naturalmente na vida pessoal e profissional, dificilmente conseguirá obter bons resultados e fortalecer vínculos de convivência.

De modo a abrir este diálogo com as famílias, o CIEE/PR desenvolveu o programa “Família em Ação”, que tem como objetivo destacar o papel fundamental da família na formação do caráter cidadão e profissional dos jovens, auxiliando os grupos familiares a terem uma outra percepção dos problemas e gerando reflexões úteis para superação de possíveis conflitos.

Para que se possa criar um debate efetivo, o CIEE/PR promove encontros com dinâmicas sobre diversos temas importantes que proporcionem a interação entre os participantes, estes direcionados por uma equipe especializada de psicólogas e/ou assistentes sociais.

Mais informações sobre o programa através do e-mail: familiaemacao@cieepr.org.br

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo