Entenda a importância da matemática básica na sua vida profissional 25 de julho de 2019 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

Seja em áreas específicas ou naquelas que parecem totalmente distantes de cálculos ou números, a matemática está presente no dia a dia de praticamente todos os profissionais

Talvez o pensamento mais comum entre estudantes do ensino fundamental ou médio ao se depararem com um problema matemático na escola seja “quando eu vou usar isso na minha vida?”. A pergunta é muito válida: nosso conhecimento deve ser colocado em prática e não apenas acumulado. Felizmente, a resposta para essa pergunta é: mais frequentemente do que você imagina!

A matemática está presente no dia a dia de todos nós, mesmo que não percebamos:

Desenvolvimento do raciocínio

Resolver problemas matemáticos na escola não é só uma questão de juntar números para chegar a um resultado. O principal objetivo é desenvolver o raciocínio lógico de crianças e adolescentes, para que no futuro eles consigam pensar de maneira rápida e independente em situações cotidianas.

Usos práticos

Dependendo da carreira que se pretende seguir, o uso da matemática pode ser o mais variado possível. Abaixo estão alguns exemplos do uso da matemática nos mais variados tipos de profissão:

  • Fazer um orçamento;
  • Calcular porcentagens;
  • Calcular impostos;
  • Saber o valor do salário e dos descontos na folha de pagamento;
  • Fazer negociações;
  • Avaliar durações, distâncias, preços e proporções.

 

Áreas específicas

Além de estar presente em praticamente todas as áreas, a matemática também oferece diversas áreas de trabalho para quem pretende se dedicar a esse ramo. Em bancos, por exemplo, matemáticos são fundamentais em diversas tarefas, como a codificação de cartões de crédito, administração de bancos de dados, avaliação de riscos financeiros, etc. 

Outra área totalmente diferente que também precisa do conhecimento matemático é setor espacial e aeronáutico: matemáticos são responsáveis pelas inovações e avanços que fazem transportes mais seguros e práticos.

Áreas das mais variadas, desde a educação até o setor de energia, também necessitam do conhecimento matemático para o seu desenvolvimento.

Viu só? Mesmo sem percebermos, a matemática estará presente durante toda a nossa trajetória profissional. Para te dar um bom suporte nessa área, o CIEE/PR oferece mensalmente cursos de Matemática Básica e Raciocínio Lógico para você (estudante ou não) que deseja se aprimorar. Veja aqui a programação! 

 

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo