Jovem em Ação: programa social alavanca a inserção de centenas de adolescentes e jovens no mundo do trabalho 2 de setembro de 2019 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

Para muito além da integração dos estudantes nas empresas através do Estágio, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR), entidade de assistência social, atua também com o desenvolvimento de Programas de Aprendizagem, Cursos de Capacitação para o trabalho e Programas Sociais, entre os quais se destacam o “Jovem em Ação” e “Família em Ação”.

Através de seus programas e parcerias, o CIEE/PR tem contribuído ao longo dos anos com a transformação de vida de diversas pessoas, de modo especial dos adolescentes e jovens em início de carreira, atuando como propulsor para uma maior qualificação de indivíduos que buscam por oportunidades de crescimento.

Com atuação estadual desde julho de 2018, o “Programa Jovem em Ação” do CIEE/PR é ofertado de maneira gratuita e aberta a comunidade, destinado a jovens entre 14 e 22 anos, em especial, àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Realizado em 4 encontros, o programa promove o acolhimento inicial do jovem que deseja ingressar no mundo do trabalho, tendo como foco a promoção da cidadania e da capacitação profissional, a fim de oportunizar o desenvolvimento da empregabilidade e a geração de renda.

Entre as temáticas abordadas nos encontros, estão: o relacionamento, criação e fortalecimento de vínculos de afetividade familiar; trabalho em grupo, autonomia e autoestima; gravidez na adolescência – reflexão sobre planejamento familiar e representações sociais; sexualidade e questões de gênero; Direitos Humanos; o mundo do trabalho e dicas para entrevista.

Ao final, os jovens com 100% de frequência recebem certificados de participação, enquanto suas famílias são convidadas para participar do “Programa Família em Ação”, completando o ciclo de atividades do CIEE/PR de estímulo ao fortalecimento dos vínculos familiares. O objetivo desta ação conjunta é que os jovens possam ser encaminhados às entrevistas de emprego, através do Programa de Aprendizagem, mais conscientes do seu potencial para enfrentar os desafios da vida com eficiência e apoio da família.

 

 

Entre os meses de outubro de 2018 e julho de 2019, mais de 100 jovens que concluíram o Programa Jovem em Ação, em Maringá, foram contratados na categoria de aprendiz por empresas do próprio Município e Região (Sarandi, Paiçandu, Mandaguari, Marialva e Mandaguaçu) por intermédio do CIEE/PR. As atividades ocupacionais variam entre Serviços Administrativos, Serviços de Auxiliar de Produção, Serviços de Varejo e Supermercado e Serviços Comerciais e Varejo.

Para o estudante Adryan Fellipe, Aprendiz na área de Serviços Administrativos em Maringá, a participação no Programa Jovem em Ação do CIEE/PR foi fundamental para sua inserção no mundo do trabalho “Graças a tudo o que nos foi ensinado, como por exemplo: trabalho em equipe, autoconhecimento e dicas de entrevistas, eu e muitos outros colegas conseguimos nosso tão sonhado trabalho”.

 

Entre os meses de outubro de 2018 e julho de 2019, 102 jovens que concluíram o Programa Jovem em Ação em Maringá foram contratados na categoria de aprendiz.

 

Por sua vez, as empresas que necessitam cumprir sua cota de aprendizagem também são beneficiadas pelos programas sociais desenvolvidos pelo CIEE/PR, como relatou a Assistente de Recursos Humanos, Brunna Angélica dos Santos da empresa Praxis Gestão Empresarial, parceira na região de Maringá “É importante tê-los conosco (aprendizes), não só por questões legais, mas pelo crescimento mutuo que essa relação proporciona. É um exercício para as equipes, em delegar, ensinar e orientar sobre determinadas atividades e também acreditamos que seja uma oportunidade de crescimento pessoal, intelectual e profissional para os jovens. Aqui os aprendizes são tratados como colaboradores efetivos, tendo oportunidade de crescimento profissional, inclusive com oportunidade de efetivação.”

Para Glayce Mello do Centro de Suporte e Treinamento da empresa Objective, também parceira do CIEE/PR em Maringá, é possível perceber nitidamente os ganhos obtidos pelos jovens em questão de responsabilidade e habilidades “É possível ver nitidamente que ganharam responsabilidade, maturidade, ampliaram suas habilidades de comunicação, seu raciocínio e seus conhecimentos técnicos e, principalmente, que estão felizes de participarem de algo maior. Os jovens aprendizes estão ajudando muitíssimo a harmonizar o nosso fluxo e realizar as entregas com mais agilidade e qualidade. Ficamos imensamente contentes em vê-los se desenvolvendo profissional e pessoalmente com o bom serviço que têm realizado.”

 

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo