Maio Amarelo: prevenção contra os acidentes de trânsito

Movimento Maio Amarelo surgiu com o propósito de conscientizar e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de trânsito em todo o mundo

Não é raro vermos no noticiário uma série de tragédias em acidentes de trânsito, sejam mortes ou ferimentos graves. Os números são alarmantes e chamam a atenção da sociedade. Por isso, o Movimento Maio Amarelo tem como principal objetivo colocar em pauta o tema da segurança viária.

O que é o Maio Amarelo?

Esse movimento, reconhecido internacionalmente, visa conscientizar todos os cidadãos para a redução de acidentes de trânsito. Além de ter como propósito transformar o trânsito em um lugar seguro para todos, em qualquer situação.

Por ser uma ação em conjunto entre poder público e sociedade civil, o Maio Amarelo tem a proposta de discutir o tema, engajar a população em ações preventivas e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o trânsito exige, em todas as diferentes esferas sociais.

Por que maio foi o mês escolhido?

No dia 11 de maio de 2011, um importante decreto mundial, publicado pela ONU, chamado de Ação para Segurança no Trânsito, trouxe essa relevância de discutir sobre a necessidade de reduzir os constantes acidentes de trânsito.

Desde então, o mês de maio tornou-se uma referência para todo o mundo, sendo o momento específico de ações realizadas mundialmente.

Por que a cor amarela?

No trânsito, amarelo simboliza a atenção que os motoristas devem ter para rodar nas vias e, em diversas situações, o amarelo também simboliza a advertência e a necessidade de redobrar os cuidados ao volante.

Segurança em primeiro lugar

Agora que você já conhece todo o contexto, preparamos algumas dicas para motoristas e pedestres tornarem o trânsito um lugar muito mais seguro.

Para os motoristas:

Estar atento às regras é essencial para proteger suas vidas e de todos aqueles que ali estão. Algumas delas são:

– Trafegar dentro do limite de velocidade;

– Manter uma distância segura do veículo que está em sua frente;

– Aumentar a atenção quando estiver próximo a cruzamentos, mesmo que o sinal esteja aberto;

– Sempre sinalizar as mudanças de pista ou quando for entrar em outras ruas;

– Ao sair ou entrar em uma garagem, observar se não há pedestres vindo de qualquer sentido e sempre manobrar lentamente o veículo.

Para os pedestres:

É muito importante prestar atenção tanto ao caminhar, quanto ao atravessar as ruas.

– Atravesse a rua sempre pela faixa de pedestres e seguindo o fluxo de movimentação;

– Olhar para os dois lados antes de atravessar a rua;

– Obedecer a sinalização e só atravessar a rua quando as luzes indicaram para o veículo parar;

– Ande sempre pela calçada e afastado da rua;

– Evite caminhar ouvindo música no fone de ouvido, isso pode impedir que você escute a aproximação de um veículo.

O Movimento Maio Amarelo tem enorme representatividade. Por isso, é preciso muito respeito para entender essas ações e conscientizar-se cada vez mais no trânsito. No site Maio Amarelo, você encontra mais informações e conteúdos sobre esse importante movimento. E não se esqueça de seguir as regras de trânsito, seja você pedestre ou motorista!



Os comentários estão desativados.

-->