Movimento Maio Amarelo surgiu com o propósito de conscientizar e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes de trânsito em todo o mundo

Não é raro vermos no noticiário uma série de tragédias em acidentes de trânsito, sejam mortes ou ferimentos graves. Os números são alarmantes e chamam a atenção da sociedade. Por isso, o Movimento Maio Amarelo tem como principal objetivo colocar em pauta o tema da segurança viária.

O que é o Maio Amarelo?

Esse movimento, reconhecido internacionalmente, visa conscientizar todos os cidadãos para a redução de acidentes de trânsito. Além de ter como propósito transformar o trânsito em um lugar seguro para todos, em qualquer situação.

Por ser uma ação em conjunto entre poder público e sociedade civil, o Maio Amarelo tem a proposta de discutir o tema, engajar a população em ações preventivas e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o trânsito exige, em todas as diferentes esferas sociais.

Por que maio foi o mês escolhido?

No dia 11 de maio de 2011, um importante decreto mundial, publicado pela ONU, chamado de Ação para Segurança no Trânsito, trouxe essa relevância de discutir sobre a necessidade de reduzir os constantes acidentes de trânsito.

Desde então, o mês de maio tornou-se uma referência para todo o mundo, sendo o momento específico de ações realizadas mundialmente.

Por que a cor amarela?

No trânsito, amarelo simboliza a atenção que os motoristas devem ter para rodar nas vias e, em diversas situações, o amarelo também simboliza a advertência e a necessidade de redobrar os cuidados ao volante.

Segurança em primeiro lugar

Agora que você já conhece todo o contexto, preparamos algumas dicas para motoristas e pedestres tornarem o trânsito um lugar muito mais seguro.

Para os motoristas:

Estar atento às regras é essencial para proteger suas vidas e de todos aqueles que ali estão. Algumas delas são:

– Trafegar dentro do limite de velocidade;

– Manter uma distância segura do veículo que está em sua frente;

– Aumentar a atenção quando estiver próximo a cruzamentos, mesmo que o sinal esteja aberto;

– Sempre sinalizar as mudanças de pista ou quando for entrar em outras ruas;

– Ao sair ou entrar em uma garagem, observar se não há pedestres vindo de qualquer sentido e sempre manobrar lentamente o veículo.

Para os pedestres:

É muito importante prestar atenção tanto ao caminhar, quanto ao atravessar as ruas.

– Atravesse a rua sempre pela faixa de pedestres e seguindo o fluxo de movimentação;

– Olhar para os dois lados antes de atravessar a rua;

– Obedecer a sinalização e só atravessar a rua quando as luzes indicaram para o veículo parar;

– Ande sempre pela calçada e afastado da rua;

– Evite caminhar ouvindo música no fone de ouvido, isso pode impedir que você escute a aproximação de um veículo.

O Movimento Maio Amarelo tem enorme representatividade. Por isso, é preciso muito respeito para entender essas ações e conscientizar-se cada vez mais no trânsito. No site Maio Amarelo, você encontra mais informações e conteúdos sobre esse importante movimento. E não se esqueça de seguir as regras de trânsito, seja você pedestre ou motorista!

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo