Novembro Azul: O CIEE/PR apoia essa causa 1 de novembro de 2018 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR

O mês de novembro é mundialmente conhecido como Novembro Azul pela luta contra o câncer de próstata.

Você sabia que o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, responsável pela morte de cerca de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas?

Pois é, mas mesmo assim muita gente desconhece a próstata e sua importância para a organismo. Ela é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela se localiza abaixo da bexiga e sua principal função é, juntamente com as vesículas seminais, produzir o esperma.

 

Existem sintomas?

Assim como outros tipos de câncer, o de próstata não apresenta sintomas no início e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura.

A ideia do Novembro Azul é justamente indicar os sintomas, os fatores de risco e como se prevenir.

 

Alguns dos principais sintomas, quando o câncer já está em fase avançada, são:

– Dor óssea;

– Dor ao urinar;

– Vontade de urinar com frequência;

– Presença de sangue na urina/ou no sêmen.

 

Quais os fatores de risco?

É muito importante observar alguns pontos que podem auxiliar na prevenção da doença como, por exemplo, histórico familiar de câncer de próstata e obesidade. Além disso, homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer. Fique atento!

 

Prevenção e tratamento:

O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata. Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal e sobre o exame de sangue PSA.

O exame de toque retal permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. O exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) não é capaz de demonstrar alterações na próstata, mas é extremamente necessário e pode auxiliar no diagnóstico precoce.

A melhor forma de tratamento e prevenção depende de vários aspectos, como estado de saúde atual do paciente, avanço da doença e expectativa de vida.

Dessa forma, o Novembro Azul é responsável por disseminar informações importantes sobre o câncer de próstata, a fim de garantir o diagnóstico precoce e evitar que esse problema acometa ainda mais homens. O CIEE/PR apoia essa causa!

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo