O Marketing Pessoal é uma importante estratégia muito utilizada no mundo do trabalho. Saiba mais sobre o assunto no texto!

Você já ouviu falar de Marketing Pessoal? Muito provavelmente sim, afinal, o assunto está em alta e tem se tornado cada dia mais importante e mais falado – tanto que o conteúdo faz parte dos cursos presenciais do CIEE/PR

Mas, por que esse assunto está tão em alta? Isso é fácil de entender, pois o Marketing Pessoal é uma ferramenta usada para promoção pessoal com o intuito de alcançar o sucesso no mundo do trabalho.

Essa promoção pessoal é uma estratégia utilizada para “vender” a própria imagem, influenciando a forma como os demais profissionais olham para quem a utiliza.

Entenda mais sobre o Marketing Pessoal

Apesar de ser uma expressão conhecida, o Marketing Pessoal ainda causa algumas dúvidas sobre a forma de ser utilizado. Em sua grande maioria, essa expressão é usada para designar um modo de se expressar, que contribui para o alcance de um determinado objetivo, como um emprego ou uma promoção.

Geralmente, o Marketing Pessoal é utilizado por quem deseja entrar no mundo do trabalho, pois é uma forma de diferenciar-se dos demais concorrentes. Em entrevistas de emprego ou dinâmicas, por exemplo, essa estratégia tem uma importância vital, pois o candidato ao emprego precisa saber como se expressar da melhor forma possível.

Quais as principais características do Marketing Pessoal?

O indivíduo que deseja utilizar-se dessa estratégia deve saber mostrar que é confiante, possui capacidades específicas, valor, e que pode auxiliar para o crescimento da empresa.

Outro ponto importante é conseguir demonstrar a capacidade de aprender, de ser pró-ativo e ter capacidade de lidar e se relacionar com outras pessoas.

Dicas para um Marketing Pessoal excelente:

Para um Marketing Pessoal de qualidade, é preciso prestar atenção em algumas características importantes:

Capacidade comunicacional:

Muita gente costuma confundir capacidade comunicacional com a necessidade de falar muito e o tempo todo, porém não é nada disso.

Ser uma pessoa comunicativa é falar o suficiente para que os outros entendam o que você está dizendo. Além disso, essa capacidade comunicacional envolve também a forma como fala, como se dirige a outras pessoas e o vocabulário utilizado.

Postura profissional:

Existem inúmeros profissionais que possuem todas as qualificações necessárias para uma vaga ou uma promoção, mas que não possuem uma postura profissional adequada, e isso conta muito quando o assunto é o mundo do trabalho.

Postura profissional nada mais é do que ser capaz de ser sério quando a situação exige seriedade, saber o que falar, os meios certos para reclamação, críticas ou dúvidas, além de compreender como se comportar em um contexto profissional.

Criatividade e inovação:

Este é um ponto que conta muito quando o assunto é Marketing Pessoal, afinal, mostrar disponibilidade, sugerir ideias, proatividade e disposição para resolver problemas é essencial em todo contexto profissional.

Demonstrar um outro ponto de vista em determinadas situações, propor ideias diferentes e saber a hora exata de arriscar é uma característica muito visada no mundo do trabalho.

Qualificação

Não há como você ter um bom Marketing Pessoal se você não se profissionalizar ou buscar meios de tornar o seu currículo mais recheado e atrativo. Além disso, conhecimento nunca é demais.

Por isso, esteja em constante desenvolvimento e aprendizado. Mesmo que você já esteja no mundo do trabalho, é essencial se especializar e buscar formas de engrandecer ainda mais o seu Marketing Pessoal.

Humildade

Você pode ter todas as qualidades, ser um excelente profissional, falar muito bem, ter ótima postura e se especializar o tempo todo, mas se não for um profissional humilde, certamente seu Marketing Pessoal não será eficiente, afinal existe uma linha tênue entre demonstrar suas qualidades e se considerar melhor que os outros.

Procure não tentar promover a sua imagem de uma forma agressiva e forçada perante outras pessoas , pois isso acaba passando a impressão de uma pessoa arrogante e não há espaço para isso no mundo do trabalho.

Agora que você já sabe como funciona o Marketing Pessoal, que tal aprender ainda mais sobre a área? O CIEE/PR possui diversos cursos, palestras e oficinas em vários municípios do estado, entre eles o curso de Marketing Pessoal. Acesse nosso site e comece já sua capacitação. 

 

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo