O que não falar em uma entrevista de emprego 26 de fevereiro de 2019 • Notícias Destaques Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino

Quando você é chamado para uma entrevista de emprego, é preciso estar preparado para responder às perguntas do entrevistador com calma e sem cometer erros

Você pesquisa as vagas disponíveis no mercado, envia seu currículo e alguns dias depois recebe a ligação para que a entrevista de emprego seja marcada. E agora? O que fazer?

Para muitas pessoas, esse momento é um verdadeiro desafio, afinal, estar de frente com o entrevistador ou até mesmo com o dono da empresa pode ser um momento desconcertante. Nessa hora, é importante ter calma e tomar cuidado com o que dizer.

Chegou a hora da entrevista

O dia da tão esperada entrevista chega, você vai até o local e aguarda até ser atendido. Geralmente, essa é a hora em que o frio na barriga toma conta de você e o nervosismo tende a aparecer com mais força.

Contudo, saiba que os entrevistadores entendem que o pretendente à vaga sempre estará nervoso ou ansioso. Isso quer dizer que, esse é o menor dos seus problemas, pois não é algo com que os recrutadores costumam a se incomodar, pois muitos deles até tentam deixar o entrevistado mais calmo.

Mas afinal, qual o grande problema?

O ponto principal da sua entrevista de emprego é saber exatamente o que falar e o que não falar. Responder às perguntas com sinceridade, sem medo e com confiança são requisitos importantes, mas existem alguns cuidados necessários a que você deve prestar muita atenção.

Jamais fale mal do seu antigo emprego

Falar de problemas com o antigo empregador não é nada favorável para você. Isso demonstra que você não terá problemas em expor desavenças internas e que está apenas querendo demonstrar que o lugar da entrevista atual é melhor que o antigo.

Mesmo que você tenha sido vítima de um mau patrão, não toque no assunto, pois você poderá ser olhado com negatividade pelo recrutador.

Sua visão política e religião

Embora esses assuntos sejam facilmente descobertos nas redes sociais, na entrevista de emprego eles devem ser evitados, pois é bem provável que ocorra algum nível de discordância e que isso acarrete em uma eliminação precoce no processo seletivo. A não ser que a vaga seja relacionada a isso, evite falar sobre o assunto.

Da mesma forma, a religião é um tema sensível e que pode minar uma entrevista de emprego. Por isso, é outro tópico que deve ser poupado.

“Não sei” e “Não gosto”

A última coisa que o recrutador quer ouvir de você é um “não sei”, mesmo que seja acompanhado de outra frase na sequência. Esse tipo de resposta demonstra fraqueza e falta de visão. Mesmo que você não saiba a resposta, procure responder de acordo com o que você mais tem experiência e não como algo que não sabe.

Além disso, outra atitude muito mal vista pelos empregadores é a necessidade de comentar sobre o que não gosta. De modo geral, o negativismo é sempre mal recebido e isso fatalmente pesará no momento de fazer a escolha por um candidato.

Evite gírias e gafes

Sabemos que no dia a dia temos o costume de falar algumas gírias, certo? Isso deve ser abolido do seu vocabulário durante uma entrevista de emprego, pois pode ser interpretado como pouco conhecimento da língua portuguesa para se expressar.

Outra gafe muito comum é tentar deixar o clima descontraído com piadas ou tentativas de forçar intimidade com o entrevistador. Caso a pessoa não goste da piada ou seja algo desagradável, isso criará uma situação desconfortável. Da mesma forma, forçar a intimidade com o recrutador não é benéfico para sua entrevista.

Não minta

O último ponto e um dos mais comuns é básico, mas muita gente tenta melhorar um pouco o próprio currículo mentindo sobre promoções ou formação acadêmica. Jamais invente experiências para ganhar créditos. Saiba que os empregados pesquisam sobre você, seu passado e suas qualificações. Caso você minta sobre algo e for cobrado lá na frente, isso pode causar sérios problemas.

Agora que você já sabe o que não deve dizer em uma entrevista de emprego, foque em suas qualidades, seu potência e sua vontade de crescer para que a conversa com o recrutador seja natural, tranquila e muito proveitosa.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo