Palestra na Associação Comercial do Paraná 23 de outubro de 2018 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR

A convite da Associação Comercial do Paraná, o presidente do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR), Domingos Murta, pronunciou palestra sobre os programas de estágio de estudantes e aprendizes, com ênfase especial nos programas sociais  “Família em Ação” e “Jovem em Ação”, criados recentemente. A palestra aconteceu nesta segunda-feira (22/10) durante evento sobre o tema “Autismo & Síndrome do X Frágil, promovido pelo Conselho de Saúde da ACP em parceria com o Instituto Kaesemodel.

Presidente do CIEE/PR, Domingos Murta.

Num panorama estatístico dos principais números do CIEE no Brasil, Murta disse que 500 mil jovens são participantes dos Programas de Estágio e Aprendizagem; 90 mil empresas possuem estagiários e aprendizes trabalhando, mas 2,5 milhões de estudantes aguardam oportunidades de estágio e quase 2 milhões de jovens buscam oportunidades de serem aprendizes. Sobre o perfil do estudante brasileiro, dos 36,1 milhões de jovens com idades entre 14  e 24 anos, 37% deles só estudam; 27% só trabalham; 23% nem estudam e nem trabalham; e só 13% estudam e trabalham. Revela-se também que “triplica o grupo de jovens que não estudam, não trabalham e nem buscam emprego”.

Na área do CIEE Paraná existem cerca de 34 mil estagiários e 3.415 aprendizes contratados pelas empresas parceiras, enquanto outros 146 mil estudantes aguardam oportunidades de estágio e 26 mil buscam inclusão no Programa Aprendiz. Diante da grande distância entre os jovens acolhidos nos programas de capacitação para o mundo do trabalho e aqueles que estão na fila de espera, o presidente do CIEE/PR exorta os empresários para que abram mais vagas de estágio e aprendizagem nas suas organizações.

Domingos Murta enfatizou como relevantes os programas sociais recentemente criados pelo CIEE/PR – “Família em Ação” e “Jovem em Ação” – destinados a fortalecer os vínculos familiares, ajudar na superação de conflitos e na prática de valores éticos e da cidadania. Esses programas são promovidos aos sábados, em Curitiba, e nas demais unidades do interior paranaense, com grande aceitação dos participantes.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo