Pesquisa mostra redução dos jovens que não trabalham nem estudam – geração nem-nem 15 de março de 2019 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes

Uma pesquisa encomendada pelo CIEE nacional (Centro de Integração Empresa-Escola) e publicada no jornal “O Globo” revela que diminuiu o número de jovens entre 14 e 24 anos de idade que não estudam e nem trabalham no Brasil – a chamada geração “nem-nem”. Segundo a pesquisa, 76% dos egressos que concluíram o programa de aprendizagem, entre os anos de 2016 e 2017, estavam trabalhando ou estudando.

As informações são do estudo “Aprendiz CIEE”, que realizou 1.809 entrevistas com participantes que concluíram o programa de aprendizagem em várias regiões do país. O objetivo era avaliar o impacto do programa na vida dos jovens após a conclusão do aprendizado que dura dois anos.

Um dos objetivos era entender a relação entre a qualificação dos jovens (através da aprendizagem) e a empregabilidade. O resultado evidencia que ter 76% de jovens que deixam de ser ‘nem-nem’ reflete em produtividade da economia, segurança pública, emprego e renda.

O Programa Aprendiz permite que jovens aprendam uma profissão sem parar de estudar. Cada empresa tem seu modelo, mas todas devem atender às normas da Lei da Aprendizagem (número 10.097/2000).

O maior objetivo não é que o jovem aprendiz permaneça na mesma empresa, mas que o programa aumente sua empregabilidade, qualificando-o para continuar no mercado de trabalho. A pesquisa mostrou que 53% dos egressos estão trabalhando, sendo que 37% são assalariados registrados.

Benefícios aos mais vulneráveis

A pesquisa reforça ainda o perfil social do programa de aprendizagem: 54% dos egressos vêm de famílias com renda de até três salários mínimos e segundo o estudo, 81% dos participantes ajudaram suas famílias financeiramente durante o programa. Assim, eles podem ter uma perspectiva futura de vida melhor com a qualificação profissional, aumento da autoestima e formação de valores éticos.

Em todas as regiões do país há milhares de jovens aguardando oportunidades de vagas nas empresas para o Programa Aprendiz. No Paraná, o CIEE tem cadastrados mais de 21 mil candidatos à espera de vagas para aprendizes.

Segundo o presidente do CIEE/PR, Domingos Murta, é importante que as empresas cumpram o disposto na Lei da Aprendizagem e abram mais oportunidades de qualificação profissional aos jovens, contribuindo para a redução da chamada geração “nem-nem”. Além disso, contratar aprendizes é investir na formação e qualificação de futuros quadros de pessoal para as necessidades das próprias empresas – acentuou Murta.

Os jovens interessados nas vagas de aprendizes podem procurar mais informações clicando aqui

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo