Por que a matemática básica é tão importante
para sua vida profissional? Entenda 4 de março de 2020 • Notícias para Empresas Notícias para Estudantes

Seja em áreas específicas ou naquelas que parecem totalmente distantes de cálculos ou números, a matemática está presente no dia a dia de praticamente todos os profissionais

Talvez o pensamento mais comum entre estudantes do ensino fundamental ou médio ao se depararem com um problema matemático na escola seja “quando eu vou usar isso na minha vida?”. A pergunta é muito válida: nosso conhecimento deve ser colocado em prática e não apenas acumulado. Felizmente, a resposta para essa pergunta é: mais frequentemente do que você imagina!

A matemática está presente no dia a dia de todos nós, mesmo que não nos damos conta:

Estímulo do raciocínio 

Resolver problemas matemáticos na escola não é só uma questão de juntar números para chegar a um resultado. O principal objetivo é desenvolver o raciocínio lógico de crianças e adolescentes, para que no futuro eles consigam pensar de maneira rápida e independente em situações cotidianas.

Utilização no dia a dia

Dependendo da carreira que se pretende seguir, o uso da matemática pode ser o mais variado possível. Abaixo estão alguns exemplos do uso da matemática nos mais variados tipos de profissão:

 

  • Fazer um orçamento;
  • Calcular porcentagens;
  • Calcular impostos;
  • Saber o valor do salário e dos descontos na folha de pagamento;
  • Fazer negociações;
  • Avaliar durações, distâncias, preços e proporções.

 

Foco principal do trabalho

Além de estar presente em praticamente todas as áreas, a matemática também oferece diversas áreas de trabalho para quem pretende se dedicar a esse ramo. Em bancos, por exemplo, matemáticos são fundamentais em diversas tarefas, como a codificação de cartões de crédito, administração de bancos de dados, avaliação de riscos financeiros, etc. 

Outra área totalmente diferente, mas que também precisa do conhecimento matemático é o setor espacial e aeronáutico: matemáticos são responsáveis pelas inovações e avanços que fazem transportes mais seguros e práticos.

Áreas das mais variadas, desde a educação até o setor de energia, também necessitam do conhecimento matemático para o seu desenvolvimento.

Viu só? Mesmo sem percebermos, a matemática estará presente durante toda a nossa trajetória profissional, assim como em nosso dia a dia pessoal. Para te dar um bom suporte nessa área, o CIEE/PR oferece mensalmente cursos de Matemática Básica e Raciocínio Lógico para você (estudante ou não) que deseja se aprimorar. Veja aqui a programação! 

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo