Aprender Libras é muito importante para promover a inclusão e comunicar-se com pessoas com deficiência (PcD)

Você provavelmente já viu alguém se comunicando por sinais, não é mesmo? Se puxar bem na memória, vai encontrar a imagem de profissionais falando por sinais no canto da tela da televisão durante propagandas políticas e alguns comerciais.

Apesar da língua brasileira de sinais ser bastante conhecida, dificilmente ela é procurada por pessoas com o intuito de aprender a comunicar-se dessa forma.

Contudo, aprender Libras é uma forma de promover a inclusão e falar diretamente com surdos e mudos.

Por que devo aprender Libras?

Mesmo que você não tenha nenhuma pessoa com deficiência (PcD) na família, o fato é que aprender libras pode ser uma grande forma de se comunicar e ajudar alguém com essa condição.

Auxilia a eliminar as barreiras de comunicação

Aprender Libras é uma ótima oportunidade para comunicar-se e conhecer melhor a comunidade surda e muda, dessa forma, é possível eliminar barreiras de comunicação em todos os níveis da população e garantir um diálogo mais assertivo e justo.

Além disso, a comunidade surda e muda não possui muitos profissionais nessa área. Por conta disso, estudar Libras é uma forma de disseminar conhecimento e abrir o leque de diálogos.

Novas oportunidades pessoais e profissionais

Seguindo o mesmo caminho do citado anteriormente, estudar a língua brasileira de sinais é uma forma de expandir as oportunidades tanto para você, quanto para os surdos e mudos.

Uma especialização pode gerar um diálogo mais amplo com a comunidade, além de abrir outras portas, inclusive, no mundo do trabalho.

Agilidade no raciocínio

Você sabia que, ao estudar Libras, você aprende a pensar não só verbalmente, mas também visualmente? Pois é, esse processo é capaz de tornar o seu raciocínio mais ágil.

Na língua brasileira de sinais, é possível ter uma grande liberdade de expressão, justamente por ser uma língua gestual que envolve a mente e a expressão do corpo, dos gestos e do rosto.

Além de adquirir um novo conhecimento, aprender Libras é uma forma de contribuir com os seus demais aprendizados, justamente por estimular o raciocínio.

É muito legal aprender uma língua nova, principalmente quando ela é uma forma de inclusão para as demais pessoas. Por isso, se você tem interesse em aprender Libras, essa é uma excelente hora para fazer acontecer.

Este é um dos temas dos nossos cursos abertos à comunidade. Para conferir a programação completa do mês, clique neste link aproveite para se inscrever!

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo