Prêmio Professor Emérito 2018 – Ruy Mesquita 18 de outubro de 2018 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR

O professor, sociólogo e ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso – FHC (1995-2002), recebeu na última quarta-feira, 17, o Prêmio Professor Emérito 2018 – Ruy Mesquita, parceria entre o Centro Integração Empresa-Escola (CIEE) e o jornal O Estado de São Paulo – Estadão.

Fernando Henrique Cardoso recebe o Prêmio Professor Emérito 2018 Foto: Felipe Rau/Estadão

Criado em 1997 para marcar o Dia do Professor, o prêmio é concedido a educadores que se destacaram em prol da educação brasileira ao longo de sua trajetória profissional, compartilhando seu conhecimento em todo país.

FHC é sociólogo, cientista político, professor universitário e escritor. Graduou-se em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP), onde atuou como professor titular entre 1950 e 1980, recebendo posteriormente o título de docente emérito. Ensinou em universidades estrangeiras, em países como França, Inglaterra e Estados Unidos. Recebeu ao todo 29 títulos de doutor honoris causa. Quando presidente, criou os programas Toda Criança na Escola e Bolsa Escola. É membro da Academia Brasileira de Letras e autor de mais de 20 livros.

Ao agradecer o prêmio, o ex-presidente disse se sentir “tocado” por receber uma homenagem que leva o nome de Ruy Mesquita, de quem foi colega na universidade. “Esse prêmio é um reconhecimento. Estou muito emocionado”, afirmou.

“Me sinto gratificado quando estou com gente jovem e consigo trocar experiências”, declarou. “Para ser professor, é fundamental despertar  paixão no aluno pela curiosidade e pelo saber”, disse o homenageado. “Professor tem que despertar a paixão pelo saber e não desperta se ele próprio não tiver paixão pelo conhecimento.”

FHC lembrou da dedicação que sua ex-mulher e socióloga Ruth Cardoso tinha por seus alunos, era “um cuidado quase natural”, “uma paciência” para o ensino. Ruth Cardoso foi a primeira personalidade a receber o prêmio no ano de 1997.

O presidente do CIEE/PR, Domingos Murta, esteve presente na sessão solene de entrega do Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação – Ruy Mesquita 2018, conferido ao ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo