Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destaca importância da qualificação dos jovens para inserção no mundo do trabalho, em evento do CIEE/PR 21 de março de 2022 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR

O desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do TRT do Paraná, e a ex-conselheira do CNJ, Maria Tereza Uille Gomes também participaram do seminário, que debateu as conquistas e desafios do Programa de Aprendizagem

Refletir sobre a educação brasileira, a importância dos programas de estágio e de aprendizagem e as oportunidades de qualificação para as futuras gerações foram alguns dos temas debatidos no “Seminário Educação e Inclusão dos Jovens no Mundo do Trabalho” realizado na última sexta-feira (18), em Curitiba, pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR).

O evento, realizado no Espaço de Capacitação e Cidadania da entidade, e transmitido pelo YouTube, teve presenças ilustres, como a do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, e da ex-conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Tereza Uille Gomes. Além disso, participaram do evento diversas autoridades, entre elas os três senadores paranaenses – Álvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto Guimarães (todos do Podemos) – e o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

Logo na abertura, a desembargadora Maria Tereza Uille Gomes trouxe o relato sobre sua trajetória no sistema judiciário, desde o início, como estagiária no Fórum de Londrina (PR), até a atuação por quatro anos no Conselho Nacional de Justiça. Contou que, durante essa trajetória, teve a ajuda de muitos jovens estudantes para reunir e mapear em uma ferramenta quase 70 mil processos referentes ao desastre de Mariana, em Minas Gerais – possibilitando a visualização de grandes demandas que poderiam ser julgadas em menos tempo. “Nós precisamos ter os estagiários para que eles aprendam e para que nos ensinem também. Confesso que sempre aprendi muito com os estagiários”, afirmou a ex-conselheira do CNJ.

Para discutir a importância histórica do Programa de Aprendizagem para o desenvolvimento econômico e social do país, o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca destacou o Artigo 227 da Constituição Federal que trata dos direitos da criança, do adolescente e do jovem – direitos esses que devem ser garantidos pela família, pelo estado e pela sociedade. “Temos um desafio real, que é oferecer aos adolescentes e jovens uma esperança que vem pela aprendizagem, por meio do trabalho qualificado. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem reconhecido na aprendizagem do Brasil o maior sistema de contenção da evasão escolar. Isso porque o jovem precisa trabalhar, mas, para trabalhar, ele tem que continuar aprendendo. E para ser aprendiz ele precisa continuar na escola”, destacou.

Durante o evento, que também contou com a presença do presidente nacional do CIEE, José José Augusto Minarelli, o presidente do CIEE/PR, Domingos Murta, relembrou a trajetória de atuação da entidade em prol da qualificação de adolescentes e jovens, especialmente os mais vulneráveis. Na ocasião, Murta pediu atenção dos senadores presentes na revisão da Lei da Aprendizagem – que vem sendo discutida desde o ano passado. “É importante que as mudanças não prejudiquem as futuras gerações. Não é à toa que aproximadamente 74% dos jovens que participam do Programa de Aprendizagem estão trabalhando e/ou estudando. A iniciativa é transformadora e envolve uma equipe de retaguarda qualificada e multidisciplinar com instrutores, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais que acompanham cotidianamente os aprendizes. O programa de aprendizagem é bom para o jovem, é bom para as empresas e também é bom para o Brasil”, afirmou.

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, destacou a importância da Constituição para o desenvolvimento do país, em especial o fundamento da cidadania com os pilares da educação e do trabalho. “É inquestionável que a Lei de Aprendizagem, com mais de duas décadas de vigência, possibilitou a criação de vários programas que continuam a desempenhar relevantes funções sociais e econômicas para o Brasil. Os programas voltados para a unificação do mundo do trabalho e da educação atendem majoritariamente jovens em posição de vulnerabilidade social. Mais de 80% dos aprendizes têm que contribuir com a renda familiar – metade deles vêm de lares com até três salários mínimos. Do ponto de vista macroeconômico, a contribuição dos aprendizes também é significativa: a remuneração anual desses jovens soma mais de R$ 3,2 bilhões e estima-se que essa renda gere impacto positivo de mais de R$ 8 bilhões por ano no PIB nacional”, enfatizou o senador.

Impacto positivo no Paraná

Somente no Paraná, o Programa de Aprendizagem desenvolvido há 15 anos pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) já beneficiou mais de 25 mil adolescentes e jovens em todo o estado. Somente em 2021, mais de 8,8 mil jovens aprendizes foram beneficiados por empresas do Paraná, segundo levantamento da entidade.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo