Quais são os planos de carreira mais comuns no mundo do trabalho? 26 de setembro de 2019 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

Possibilidades de crescimento dentro das empresas variam de acordo com o perfil, tanto da organização quanto do funcionário. Veja quais são os planos de carreira mais comuns

Planos de carreira são importantes tanto para empregados quanto para empregadores. Através deles, quem começa a trabalhar em uma empresa tem uma perspectiva de crescimento dentro da organização, ao mesmo tempo em que quem contrata consegue reter mais facilmente seus talentos. Mas você sabe o que é um plano de carreira?

Planos de carreira são desenhos do futuro

Um plano de carreira é um desenho do caminho que um funcionário seguirá dentro da empresa. Com um plano de carreira definido, fica muito mais fácil saber o que esperar, quais objetivos atingir e quais são os requisitos para subir dentro da hierarquia.

Tanto empresa quanto funcionário ficam muito mais seguros com essa definição. Porém, cada tipo de organização possui seu próprio tipo de plano de carreira, que condiz mais com as suas características. Veja abaixo quais os planos de carreira mais comuns no mundo do trabalho:

Plano de carreira em Y

Este tipo de plano de carreira prevê dois caminhos para o crescimento. A partir de determinado cargo, o funcionário deve escolher se segue uma carreira de especialista ou de gestor. Isso depende do perfil de cada um: se você tem características de liderança e organização, um cargo de gerência pode ser o melhor, enquanto pessoas que preferem se aprofundar em determinadas atividades técnicas, tendem a se tornar especialistas.

Plano de carreira em W

Durante muito tempo, o plano de carreira em Y foi o padrão na maioria das empresas. Porém, apenas dois caminhos tornaram-se insuficientes, então a criação de uma terceira via foi necessária. O plano de carreira em W permite que aqueles que não se encaixam exatamente nestas duas possibilidades tenham uma terceira opção, uma possibilidade híbrida entre gerência e especialização, o chamado gestor de projetos.

Neste cargo, o funcionário tem uma função de gerência, mas não deixa de lidar diariamente com tarefas técnicas. Uma das maiores vantagens deste tipo de plano de carreira é que, por ser mais flexível, ele permite que os funcionários transitem pelas diferentes áreas da empresa.

Outras opções

Embora sejam comuns, os planos de carreira em Y e W não são as únicas possibilidades. Em uma empresa que está crescendo e ainda não tem um organograma bem definido, é comum que seja oferecida para as novas contratações um plano de carreira mais aberto, com um crescimento acompanhando a evolução da organização. 

Neste caso, as empresas devem abrir o jogo e mostrar todas as possibilidades, sem iludir ou dar falsas esperanças aos funcionários.

Independentemente do plano de carreira que você irá seguir, o CIEE/PR oferece toda a ajuda que você precisa para entrar no mundo do trabalho. Explore nosso site e conheça nossos programas e cursos!

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo