Qual a importância da oratória no mundo do trabalho? | CIEE/PR - Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná 

Qual a importância da oratória no mundo do trabalho?

A habilidade de falar em público de forma clara e objetiva é cada vez mais necessária no mundo do trabalho.

Para se sobressair no mundo do trabalho, não basta apenas ser eficiente na função. Hoje em dia, as exigências por qualificações diferentes se tornam ainda mais presentes. A oratória é uma dessas tão desejadas características.

Mas, o que é oratória?

A oratória nada mais é do que a habilidade de falar em público de forma definida e estruturada, com o objetivo de informar, influenciar e atrair a atenção dos ouvintes.

Muita gente acredita que para isso basta apenas chegar e falar o que vier na cabeça. Porém, uma boa oratória é desenvolvida a partir de um conjunto de regras e técnicas que vão auxiliar a estruturar um discurso eficiente.

No mundo do trabalho a oratória está sempre presente, nas apresentações de uma ideia para os superiores hierárquicos, colabores ou clientes, serve também para representar a empresa em congressos e outros eventos.

Como ter uma boa oratória?

Sabemos que grande parte do desconforto em falar em público vem do nervosismo, insegurança e sensação de medo por eventuais falhas. Por isso, uma boa preparação é essencial para evitar este problema.

Preparar uma apresentação profissional depende principalmente da forma de cativar o público, com uma fala de forma favorável à compreensão do público-alvo. Confira abaixo algumas dicas:

  • Foco – Para não se perder durante uma apresentação, você precisa ter antes de mais nada, muito foco naquilo que está querendo informar. Estudar sobre todas as suas informações necessárias para sua apresentação e estruturar um roteiro com toda sequência a ser abordada auxilia na forma de conduzir a sua fala.

 

  • Público – É importante saber que o seu público nem sempre será o mesmo, ou seja, sua forma de preparar e explicar o conteúdo precisa ser sempre reciclado de acordo com o objetivo e o público-alvo. Conhecer para quem se fala permite a adequação da linguagem e facilita a comunicação no momento de uma apresentação. O tom de voz e a linguagem corporal são cuidados que devem ser tomados para que nada se sobreponha à sua explicação.

 

  • Segurança – Após estudar sobre o assunto, preparar a apresentação e entender o público para quem você está falando, o próximo passo é controlar o nervosismo. Nesse momento, é essencial manter a calma e seguir tudo que você previamente preparou. Mas, e se algo sair do controle? Caso você esqueça alguma informação, contorne a situação expondo suas ideias com assertividade e domínio. Falando de forma clara e sendo coerente na informação, não há o que temer.

 

É primordial que toda essa preparação se sobreponha ao sentimento, principalmente no controle do medo de eventuais falhas. Por isso, qualquer profissional que almeja sucesso em sua trajetória deve compreender que falar em público é uma competência a ser incorporada em sua rotina.

 

O CIEE/PR oferece gratuitamente o curso de oratória e muitos outros também. Para mais informações clique aqui

 



Os comentários estão desativados.

-->