Por que é necessário ter um bom networking? 4 de março de 2020 • Notícias Destaques

Ter uma rede de contatos é fundamental no mundo do trabalho, principalmente quando falamos de oportunidades

Muito tem se falado sobre networking nos últimos anos. O grande motivo dá-se principalmente pelo aumento da concorrência no mundo do trabalho e pela necessidade de estar sempre em contato com pessoas importantes, independente do meio em que você está inserido. É cada vez mais importante ter uma rede de contatos sólida, visando novas oportunidades no mercado.

Vale ressaltar que o networking é útil também para fortalecer amizades e estreitar negociações comerciais. Além disso, manter bons relacionamentos é de extrema importância para qualquer relação pessoal e profissional. Essa troca de experiências pode ser fundamental para o futuro no mundo do trabalho.

Qual a importância de um bom networking?

Diariamente estamos realizando pequenas ações que nos aproximam de diversas pessoas, seja no próprio ambiente de trabalho, como também em um curso, viagem ou faculdade.

Foco em sua carreira

No ambiente de trabalho, é muito comum conviver com pessoas inspiradoras. É importante observar quem nos inspira para aprimorar ideias e fazer crescer nosso potencial criativo, além de ser uma excelente oportunidade de crescimento profissional.

Vale lembrar que o networking é pautado na base da troca de informações, experiências e conhecimentos. Por isso, para que sua prospecção no ambiente de trabalho seja positiva, por exemplo, é preciso que você também colabore com o intuito de ser inspiração para alguém. 

Da mesma forma, uma rede de contatos sólida na carreira é excelente para contribuir na qualidade e satisfação no trabalho, além de melhorar os seus resultados e ajudar a atingir os objetivos esperados para sua carreira.

Atenção aos negócios

Para quem está começando a empreender, por exemplo, o networking é uma ótima forma de dar os primeiros passos para organizar o negócio. Buscar parceiros que tenham a mesma visão e uma atitude positiva, auxilia a definir o que você vai oferecer ao mercado.

As relações comerciais precisam ser bem estruturadas para ganhar forma, contando com as pessoas certas que buscam o mesmo objetivo: resultados positivos. 

O grande segredo é pensar como você está se relacionando com a sua rede. Entender quais oportunidades você identifica e o que fazer para ser lembrado em um momento oportuno é de fundamental importância. 

Porém, para ter uma boa estratégia de networking, é preciso ficar atento a alguns detalhes que fazem toda a diferença no processo de criação de uma rede de contatos.

Demonstre sua utilidade

Ajudar alguém de forma genuína é a melhor maneira de reforçar o seu interesse em fortalecer o seu relacionamento profissional. Procure por pessoas que possam querer ajuda sem que você queira nada em troca. É uma forma de mostrar que você estará sempre presente.

Esteja presente e seja visto!

Existe uma máxima que diz “quem não é visto, não é lembrado”, o que é uma verdade. Uma das maneiras mais comuns de fazer isso é por meio das redes sociais. Mantenha suas redes atualizadas e publique conteúdos interessantes para a sua rede de contatos. Vale noticiar suas conquistas, seus grandes feitos e, sempre que possível, mencionar as pessoas que fizeram parte deste acontecimento em específico. 

Fora do ambiente web, também é importante fazer networking, por isso, seja um exemplo!

Busque por interesses em comum

Procure, em sua rede de contatos, amigos, família, conhecidos, colegas de trabalho e pessoas que você possui afinidade, com o intuito de estabelecer uma comunicação por meio de interesses em comum. Essa é uma excelente forma de manter-se atualizado na sua rede, mas também de ser parte dela. 

Seja criativo e sincero!

Em um networking, é preciso que você se destaque! Isso não significa que você precise somente estar presente, mas ser diferente dos demais.

Ser um profissional autêntico é uma ótima forma de destacar-se quando os outros fazem sempre a mesma coisa. Aproxime-se dos seus possíveis contatos com outros objetivos e não apenas com a intenção de ter um benefício, seja autêntico, criativo e sincero. 

Entender como um bom networking funciona em sua vida pessoal e profissional é uma das melhores formas de criar uma rede de contatos eficiente e que seja útil em algum momento da carreira. Por isso, preste atenção nos mínimos detalhes, se inspire em pessoas importantes e faça contatos para toda a vida toda.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo