O tempo tem se tornado cada vez mais precioso e saber como aproveitá-lo é fundamental no mundo do trabalho

Você deve saber que uma carreira de sucesso é construída todos os dias e exige do profissional muita atenção, dedicação e resultados, certo? Por esses e outros motivos, a produtividade tem sido pauta de desenvolvimento em todos os tipos de empresas.

Porém, é preciso saber ser produtivo sem extrapolar a jornada de trabalho, ou seja, otimizar o tempo para produzir aquilo que é esperado. Confira algumas dicas que você deve conhecer para aproveitar melhor o tempo no trabalho. 

Seu tempo é precioso!

Uma das primeiras dicas é fugir das distrações! O que isso quer dizer? Durante o expediente, evite conversar sobre temas que não envolvam o trabalho, ou seja, aquele tipo de conversa paralela que acaba desviando o foco das suas tarefas.

Além disso, evite acessar redes sociais, realizar ou receber ligações pessoais. Para não perder a concentração, nem atrapalhar os colegas, deixe o celular no silencioso e use o intervalo para o café e o almoço para resolver assuntos pessoais. 

Classifique suas atividades

Uma das melhores formas de não perder tempo é dividir suas atividades entre: importantes e urgentes. Quando uma demanda é urgente ela precisa ser resolvida o mais rápido possível, diferentemente de algo importante, que nem sempre precisa de uma urgência maior.

Essa é uma forma de organizar sua pauta e entender por qual demanda começar, estabelecendo uma sequência produtiva, capaz de atender todos os prazos estabelecidos. 

Organize seu espaço

Não há nada melhor do que sentir-se confortável no seu ambiente de trabalho, não é mesmo? Para isso, é preciso que seu espaço esteja organizado, limpo, livre de objetos e papéis desnecessários.

Deixe em cima de sua mesa somente aquilo que for necessário para a realização de suas tarefas, caso contrário, algumas coisas podem causar distração. Não se esqueça de fazer o mesmo com seu computador: não deixe abas abertas que não sejam relacionadas com a demanda que está sendo realizada.

Tenha uma rotina bem estabelecida

Uma dica muito interessante é reservar um tempo para tudo o que você precisa: relatórios, documentos, e-mails, reuniões e tudo aquilo que toma o seu tempo. Ao fazer isso no início do dia, você irá perceber que ficará mais simples realizar todas as atividades no decorrer do expediente.

Você também pode recorrer à agenda virtual, muito comum nas contas do Google. Lá, você pode marcar todos os seus compromissos diários, estabelecendo horários, limites e prazos para determinadas demandas. A grande maioria dessas agendas notifica o usuário antes da realização da tarefa ou se há alguma atividade pendente.

Atente-se à quantidade de afazeres

Você não pode se responsabilizar por uma quantidade enorme de tarefas, pois será impossível cumprir todas na jornada de trabalho. O ideal é listar a quantidade de atividades que, de fato, conseguirá realizar e, caso sobre alguns minutos, adiante algo do dia seguinte.

Nós sabemos que não é fácil lidar com todas as atividades diárias e se livrar das distrações no dia a dia no trabalho. Por isso, caso perceba que esteja muito distraído, tire alguns minutos para relaxar, respirar, tomar um café e depois volte para o trabalho. Otimizar o tempo nem sempre significa trabalhar de forma exaustiva, mas sim, saber organizá-lo de uma forma inteligente.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo