Se você sempre tem ideias ótimas, mas não sabe como transmiti-las de maneira clara, aqui estão algumas dicas

 

O mundo do trabalho está cheio de apresentações, relatórios e conversas nos quais temos que passar ideias e informações da melhor forma possível. Se não fizermos isso, todo o trabalho e as tarefas do dia a dia podem ser comprometidas. Por isso, aprender a passar ideias de forma clara e concisa é fundamental para um desempenho satisfatório, seja em cargos de chefia ou começando um estágio.

Aqui estão algumas dicas para transmitir o que você pensa sem se complicar:

Mantenha a simplicidade

Você já teve uma ideia que parecia muito clara na sua cabeça, mas, na hora de falar para os outros, ninguém entendeu nada e o conceito se perdeu para sempre? Isso acontece quando você não consegue transmitir o conceito de forma simples. Ao invés de falar muitas coisas para exemplificar ou explicar usos, tente focar na ideia central. Só depois que ela for absorvida por seus interlocutores é que você deve expandir o conceito.

Gere envolvimento

Além de sua ideia precisar ser concreta, viável e útil, ela deve fazer com que as pessoas se envolvam e se importem com ela. Por isso, é importante atingir o lado emocional de quem está ouvindo. Ideias devem apelar para os desejos e vontades de quem escuta, para que a pessoa acredite nela e queira desenvolvê-la.

Crie relações concretas

Além de atingir a emoção das pessoas, é preciso que elas se relacionem com o que você está falando. Números muito grandes, por exemplo, não significam nada para as pessoas por que elas não conseguem se relacionar com eles. Tentar usar exemplos da vida das pessoas para que elas se relacionem com a ideia é mais útil.

Conte histórias

Seres humanos gostam de histórias. Portanto, nada melhor para passar sua ideia do que envolvê-la em uma história – seja ela real ou inventada. Histórias fazem com que nossa mente se expanda, aumentando a nossa criatividade e aumentando a nossa receptividade a ideias criativas. Mas não exagere. Lembre-se da primeira dica desse texto: simplicidade é o principal caminho para conseguir que sua ideia seja lembrada.

(Se você quiser se aprofundar nesse tema, uma dica de livro é “Ideias que Colam: Por que algumas ideias pegam e outras não”, dos irmãos Chip e Dan Heath). 

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo