Setembro Amarelo: saiba onde encontrar ajuda de forma gratuita 

Confira onde encontrar acompanhamento psicológico gratuito não só durante o Setembro Amarelo, mas em todos os meses do ano

Promovido pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, pelo Conselho Federal de Medicina – CFM e pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), o Setembro Amarelo já se consolidou como mês de conscientização e valorização da vida e reflexão sobre problemas psicológicos e a saúde mental.

Porém, apesar desse cenário favorável, para boa parte das pessoas um atendimento com profissional especializado em psicologia e sessões de terapia ainda é uma possibilidade pouco acessível. Por isso, compartilhamos algumas informações importantes sobre serviços de psicologia que oferecem atendimentos gratuitos ou a preços mais acessíveis. É válido ressaltar que nem sempre existem vagas para início imediato, mas, para quem está buscando ajuda, seja para si ou para um familiar, e não pode arcar com os custos de um profissional, vale conferir.

Acompanhamento psicológico gratuito

Diversas instituições oferecem serviços de acompanhamento psicológico de forma gratuita. 

A principal delas é o próprio Sistema único de Saúde (SUS). Através da Rede de Atenção Psicossocial, o SUS oferece atendimento psicológico gratuito para toda a população. A Rede é formada pelas unidades de saúde geral e por centros especializados, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Outro exemplo de instituições que oferecem atendimento são as universidades. Através de suas graduações e pós-graduações em psicologia, algumas instituições de ensino oferecem atendimentos gratuitos ou por valores muito abaixo do mercado, tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo. 

Esse benefício é oferecido tanto por universidades públicas quanto privadas. Clique aqui para conferir algumas universidades da capital que oferecem esse tipo de atendimento. Caso você seja de outra localidade, não deixe de verificar a disponibilidade desse serviço nas universidades locais.

Centro de Valorização da Vida

Outra opção, principalmente para quem necessita de apoio de maneira imediata, é o Centro de Valorização da Vida (CVV). A instituição oferece apoio emocional de forma voluntária e gratuita. Quem quer e precisa conversar, pode entrar em contato sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Durante todo o mês, ações de apoio e reflexão acerca da saúde mental e valorização da vida se tornam comuns. Mas é importante salientar que, mesmo havendo um mês dedicado ao assunto, é fundamental que esse cuidado ocorra de maneira contínua, durante todos os outros meses do ano.



Os comentários estão desativados.

-->