Sonha em fazer um intercâmbio? Saiba por onde começar!

Veja quais são os primeiros passos para fazer o tão sonhado intercâmbio fora do país

Fazer um intercâmbio e estudar fora do país, nem que seja apenas por um tempo, é o sonho de muita gente. Conhecer novas culturas, aprender uma nova língua ou se aperfeiçoar na profissão são algumas das vantagens deste tipo de viagem. Nos últimos anos, os tipos de intercâmbio possíveis aumentou bastante, e isso pode acabar causando um pouco de confusão para quem pretende dar este passo.

Por onde começar? Para onde ir? Qual intercâmbio fazer? Essas são dúvidas comuns que precisam ser respondidas durante a fase de planejamento. O Blog do CIEE/PR separou algumas dicas importantes para dar os primeiros passos rumo ao intercâmbio dos seus sonhos. Confira:

Quanto custa?

Talvez a primeira pergunta a ser respondida seja a quantidade de dinheiro necessária para fazer uma viagem de intercâmbio.  A resposta depende de alguns fatores, como o país escolhido, o tempo que você permanecerá lá e onde você vai se hospedar. Ficar na casa de uma família, por exemplo, pode diminuir bastante os custos da viagem, assim como escolher um país que fuja um pouco dos destinos mais comuns, como EUA e Inglaterra.

O valor do intercâmbio é previamente estipulado pelas agências e pode variar bastante dependendo desses e outros detalhes. Procure agências diferentes de intercâmbio para comparar os preços e ver quais são suas opções. 

O que fazer?

O tipo de intercâmbio que você vai fazer também depende muito do seu momento de vida. Se você já é um profissional formado e ou está cursando a faculdade, existem intercâmbios de aperfeiçoamento, que podem agregar conhecimento, técnicas e estratégias inovadoras na sua profissão. Caso você queira conhecer novos horizontes e culturas, um intercâmbio para aprender outro idioma pode ser o ideal.

É importante pesquisar para saber exatamente quais são as opções. Sites e blogs como partiuintercambio.org e descubraomundo.com podem ajudar você a encontrar descontos, promoções e tipos diferentes de intercâmbios.

Com quem conversar?

Uma boa maneira de tirar dúvidas é conversar com quem já teve essa experiência. Caso não tenha ninguém na família ou no seu grupo de amigos que possa ajudar, procure por grupos e comunidades nas redes sociais. Quem já fez intercâmbio e participa desses grupos costuma responder as indagações dos intercambistas de primeira viagem.

 



Os comentários estão desativados.

-->