Vai prestar concurso? Confira 5 dicas para se preparar melhor  13 de novembro de 2019 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

Ser aprovado em um concurso público é o sonho de muita gente. Todos os anos, milhares de pessoas tentam conseguir uma vaga nos diversos setores públicos em âmbito municipal, estadual ou federal. Por essa razão, é uma tarefa que exige dedicação, paciência e muito estudo.

Veja abaixo algumas dicas para se preparar bem para as provas e boa sorte!

Escolha com consciência

Escolher um concurso ou um cargo apenas pelo salário pode ser bastante tentador, mas é preciso pensar além do dinheiro. Antes de mais nada, pesquise a respeito das funções e da rotina que você terá se passar no concurso para não se arrepender depois.

Foco

A principal dúvida na hora de se preparar para um concurso costuma ser o material a ser utilizado para os estudos. A melhor coisa que você pode fazer é escolher um material completo e focar nele, ao invés de tentar estudar através de diversas fontes. É recomendável também procurar um aprofundamento através de outro tipo de mídia além de materiais impressos, como videoaulas, por exemplo.

Cuide do seu corpo

A dedicação aos estudos não pode ser sinônimo de exagero. O corpo precisa se manter saudável e disposto para que o cérebro funcione corretamente. Por isso, é importante tomar algumas medidas para evitar problemas. A cada duas horas de estudo, pare por 15 minutos. Beba bastante água, alimente-se e durma bem. Se estiver estudando durante mais de um período do dia, dê um tempo de duas horas entre eles para recuperar as energias. Medidas simples como esta podem fazer toda a diferença para a memorização e aprendizado.

Entenda seu próprio perfil

Outra dúvida comum é se devemos fazer aulas presenciais, estudar por conta própria ou através de cursos online. A vantagem de aulas em casa é que você economiza tanto dinheiro quanto tempo de deslocamento. O problema é que este tipo de aula exige uma dose extra de foco de disciplina. Entender qual é seu próprio perfil de estudos é fundamental para fazer essa escolha.

Faça provas antigas

Depois de estudar bem os conteúdos e revisá-los, uma boa ideia é fazer provas antigas de concursos semelhantes ao qual você irá prestar. Além de dar uma ideia do tipo de conteúdo cobrado, esse tipo de exercício funciona como um treino para encarar o desafio de responder um número grande de questões em um determinado período de tempo. 

Gostou das dicas? O CIEE/PR oferece uma variedade de cursos gratuitos que podem auxiliar você a se sentir mais preparado para participar de processos seletivos, vestibulares, concursos e outras provas. Clique aqui e informe-se!

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo