Trabalhar de casa tem se tornado rotina de muita gente ao redor do mundo em função da pandemia do novo coronavírus. Essa mudança na rotina apresenta alguns desafios que devemos superar para continuarmos produzindo no home office da forma que produzimos no escritório.

Veja abaixo cinco dicas para conseguir fazer seu home office da melhor maneira possível:

Crie seu espaço

Um dos maiores problemas de se trabalhar em casa é não ter um lugar adequado, tanto para sua concentração quando para seu corpo. Além disso, permanecer nos locais onde você vive e relaxa diariamente pode acabar confundindo as coisas. Portanto, caso não tenha um escritório ou espaço próprio para o trabalho, crie um dentro das suas possibilidades. Coloque tudo o que você precisa em um lugar diferente de onde você fica normalmente na sua casa – de preferência um espaço bastante arejado, iluminado e silencioso.

Mantenha sua rotina

Quando estamos trabalhando de casa, é muito fácil acabar relaxando com os horários. “Por que fazer isso agora se eu posso fazer depois?” Esse pensamento, porém, pode acabar prejudicando a sua saúde e a sua produtividade. Portanto, tente manter a mesma rotina de horários que você tinha no escritório, fazendo pausas para se alongar durante o dia e cumprindo o seu horário de almoço.

Cuide da sua saúde

Trabalhar em casa durante muito tempo pode fazer com que você misture as coisas e acabe deixando de lado os cuidados com a sua saúde. Portanto, é bom se policiar para comer bem durante o dia, dormir horas suficientes, desligar o computador quando terminar seus afazeres, se exercitar antes ou depois do trabalho e fazer pausas regulares para descansar. Dessa forma, além de manter sua imunidade em dia, você permanece muito mais produtivo durante suas tarefas.

Aprenda a lidar com as distrações

Sua casa pode ter diversas distrações que podem atrapalhar a sua produtividade – ainda  mais com a família toda junta em função da pandemia. Aprender a lidar com essas distrações é fundamental. A melhor forma de fazer isso é tentar se distrair da mesma forma como você faz no escritório – durante pouco tempo e sem deixar que elas atrapalhem seu fluxo de pensamento. Não é proibido conversar um pouco com alguém e dar uma olhada nas notícias de vez em quando – o importante é não se perder nesses momentos e voltar ao trabalho logo.

Comunique-se constantemente com os colegas

Durante nosso dia a dia de trabalho, é comum estarmos em contato constante com colegas, chefes e gestores. Não deixe isso se perder só por você estar em casa. Esse contato deve ser estimulado para que as coisas permaneçam mais rotineiras possíveis, o que pode ajudar a manter a produtividade. Existem diversas ferramentas disponíveis para fazer chamadas de vídeo ou de voz online. Estimule sua empresa e seus colegas a usá-las.

 

Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil passar por esse momento e continuar produzindo no seu trabalho!

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo