Como lidar com a primeira demissão ou término de contrato

como lidar cm a demissão ou término de contrato

Receber a notícia da primeira demissão ou do fim de um contrato de estágio na maioria das vezes não é positivo. 

Para muitos jovens, é a primeira experiência com o desligamento de uma empresa, vindo acompanhado de inseguranças, dúvidas e até frustrações. 

Mas essa etapa, por mais desconfortável que seja, também pode representar um marco de amadurecimento e autoconhecimento profissional. Afinal, o que fazer?

Como lidar com a primeira demissão ou término de contrato?

Mesmo que os dados do IBGE mostrem que o desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos seja de 14,9% em 2025, ainda assim isso pode acontecer com qualquer estudante.

Por isso, trouxemos abaixo algumas dicas para te ajudar a lidar com esse processo:

Entenda que faz parte da jornada

É importante lembrar: o fim de um contrato, especialmente no caso de estágios ou programas de aprendizagem, muitas vezes já está previsto desde o início, já que esses programas têm prazos definidos por lei. 

Mesmo quando há uma rescisão antes do tempo, isso não significa que você falhou ou que não tem potencial, afinal, cada empresa possui seus próprios critérios e momentos internos.

Evite levar para o lado pessoal

Ser demitido ou não ter o contrato renovado não define sua capacidade profissional. 

Vários fatores podem influenciar essa decisão: cortes de orçamento, fim de projetos, mudanças na estrutura da equipe ou, até mesmo, uma avaliação que ainda não correspondeu às expectativas da empresa.

Seja qual for o motivo, evite se culpar. Em vez disso, procure entender quais aprendizados você pode extrair dessa vivência.

Peça um feedback honesto

Se possível, solicite um retorno sobre sua atuação. Um feedback bem conduzido pode ajudar a identificar pontos de melhoria e destacar seus pontos fortes. 

Nesse caso, levante questões como:

  1. “O que eu fiz bem durante minha experiência aqui?”
  2. “Existe algo que você recomenda eu desenvolver mais para futuras oportunidades?”

Esse tipo de postura demonstra maturidade e abertura ao crescimento, características cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.

Reflita sobre a experiência

Reserve um tempo para pensar sobre tudo que você viveu:

  1. Quais foram seus maiores aprendizados?
  2. Que habilidades desenvolveu?
  3. O que faria diferente?
  4. Qual área te despertou mais interesse?

Coloque tudo isso no papel, afinal, essa análise pode ser útil na hora de montar ou atualizar seu currículo e perfil no LinkedIn, te ajudando a se preparar para entrevistas futuras.

Atualize seus documentos e redes profissionais

Aproveite esse momento para revisar seu currículo e seu perfil nas plataformas digitais: descreva brevemente sua experiência, as atividades realizadas e as habilidades adquiridas. E não esqueça de atualizar seu cadastro no site do CIEE/PR. 

Lembre-se que mesmo que tenha sido seu primeiro contato com o mundo corporativo, ele conta! Toda experiência é válida.

Mantenha o networking

Mesmo após sair da empresa, é importante manter um bom relacionamento com ex-colegas e gestores. 

Muitas oportunidades surgem por meio de indicações e networking — e deixar uma boa impressão pode abrir portas no futuro. 

Se sentir abertura, peça uma recomendação no LinkedIn, e, participe de eventos e também dos cursos de capacitação promovidos pelo próprio CIEE/PR.  

Cuide da sua saúde emocional

Sentir-se frustrado, triste ou ansioso após a saída de um trabalho é normal, especialmente se essa foi sua primeira experiência. 

Por isso, respeite seu tempo, converse com pessoas de confiança e, se necessário, busque apoio psicológico.

Alguns serviços públicos e universidades oferecem atendimento gratuito ou acessível para jovens. 

Recomece com mais preparo

Use esse momento para se qualificar. O CIEE/PR oferece diversos cursos gratuitos de capacitação, sejam eles presenciais ou a distância, para quem busca ampliar conhecimentos e se preparar para novas vagas. Acesse:

  1. Cursos a distância do CIEE/PR;
  2. Cursos presenciais do CIEE/PR.

Esses conteúdos podem te ajudar a desenvolver habilidades técnicas, comportamentais e a ganhar mais confiança na próxima etapa.

A primeira demissão ou término de contrato pode ser difícil, mas é também uma oportunidade de crescimento. 

Com resiliência, apoio e aprendizado contínuo, você estará ainda mais preparado para os próximos desafios da sua carreira.

E lembre-se: o CIEE/PR está ao seu lado nessa jornada, conectando você a novas oportunidades e promovendo sua formação como profissional e cidadão.

 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo