6 dicas para quem está começando a vida profissional 16 de junho de 2023 •

6 dicas para quem está começando a vida profissional

Conheça os primeiros passos para iniciar sua carreira sem receios

 

Para iniciar no mundo do trabalho com sucesso, é importante se sentir confiante. Pensando nisso, preparamos seis dicas infalíveis para quem está procurando sua primeira colocação no mundo do trabalho. 

 

1. Inicie sua jornada buscando o autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para iniciar sua carreira da melhor maneira possível. Entender suas preferências, habilidades, interesses e objetivos diminui possíveis frustrações. 

Por esse motivo, pondere sobre questões como: 

  • O que você gosta de fazer?
  • Quais são os assuntos que lhe interessam?
  • Quais são suas maiores habilidades?
  • Em que área você tem mais facilidade? (escrita, ciência, matemática etc.)
  • O que se vê realizando daqui a alguns anos?
  • Quais atividades estão presentes em seu trabalho ideal? 

Respondendo a essas perguntas, poderá chegar mais facilmente à conclusão de quais são as profissões com as quais você mais se identifica. 

Isso evitará que você invista seus esforços em algo que não o motive de verdade. Entender sobre educação socioemocional é uma habilidade importante em todas as etapas da vida profissional, principalmente no início. 

2. Quanto mais estudo, melhor

Não é um clichê dizer que o mundo do trabalho está cada vez mais competitivo. No entanto, isso não é motivo para desânimo, porque além do surgimento constante de novas oportunidades, investir em estudos é essencial para se destacar. 

Devido à forte concorrência, a educação é fundamental para ingressar em qualquer profissão. Além disso, estar matriculado e frequentando aulas em uma instituição de ensino é requisito para conseguir um estágio, o qual, é um ótimo caminho para iniciar uma carreira. 

3. Comece sua carreira com um estágio

Como citamos anteriormente, o estágio é um ótimo ponto de partida para entrar no mundo do trabalho. 

Iniciar um estágio durante seus estudos não só o prepara, no quesito prático, para as atividades futuras da profissão, mas também mostra aos empregadores e recrutadores que você está realmente empenhado em ser bem-sucedido. 

4. Priorize sua felicidade e sucesso

O sucesso na carreira profissional depende não apenas dos estudos, mas também do seu estado emocional. Para alcançar seus objetivos, é preciso estar motivado, interessado e determinado. 

Com isso, a dica se refere a priorizar sua felicidade e bem-estar, para que demandas emocionais negativas não atrapalhem sua busca pelo êxito e desempenho no trabalho e aprendizado. 

5. Não desista no primeiro “não” 

O início no mundo profissional nem sempre é fácil, mas sempre vale a pena, especialmente quando se faz algo que o deixa realizado. 

Portanto, ao se deparar com uma negativa, não desista. Isso porque, até mesmo os profissionais mais bem-sucedidos já passaram por dificuldades.

Abraham Lincoln, considerado um dos maiores presidentes dos Estados Unidos, por exemplo, teve um empreendimento falido antes de ocupar um dos cargos mais importantes do mundo. 

6. Procure o CIEE mais perto de você 

Ao invés de desistir devido às frustrações, comprometa-se a buscar mais conhecimento para sua carreira. 

Nisso, o CIEE/PR pode lhe ajudar com Programas de Estágio, de Aprendizagem, Cursos Livres de Capacitação e Programas Sociais, além de disponibilizar conteúdos online e artigos completos como: Primeiro estágio: 4 dicas para se destacar no ambiente de trabalho

Boa sorte e conte conosco! 

 

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.