As dúvidas mais comuns sobre estágio

O que é ser um estagiário? Esclareça as principais dúvidas sobre estágio e confira dicas essenciais para conseguir a vaga tão sonhada

 

Dúvidas sobre estágio são comuns, afinal, o início de qualquer fase, como a da carreira profissional, está repleto de incertezas. Por isso, preparamos este texto para esclarecer alguns pontos que você precisa saber antes de iniciar a sua jornada. 

Podemos adiantar que você já deu o primeiro passo, pois buscar informações é essencial para uma carreira de sucesso! 

 

Quais são as dúvidas mais comuns sobre estágio? 

Confira a seguir as principais dúvidas de quem quer começar um estágio:

 

1. Por que o estágio não é considerado um emprego?

Ao contrário dos empregos formais, regidos pela Lei da CLT, o estágio é acordado por meio do Termo de Compromisso de Estágio entre estudante, empresa e Instituição de Ensino, conforme estipulado pela Lei de Estágio 11.788/2008.  Dessa forma, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, observados os requisitos descritos na legislação.

 

2. Qual a importância do estágio? 

O estágio é porta de entrada para o mundo do trabalho. O estudante desenvolve habilidades e competências estabelecendo relações profissionais, conhece todas as possíveis áreas de atuação da futura profissão, além de colocar em prática todo o conhecimento teórico adquirido durante o curso.

Quanto mais segurança, confiança, entendimento e conhecimento forem adquiridos ao longo dos estudos, melhor serão as experiências na futura carreira. 

 

3. Estágio é considerado experiência profissional? 

Sim! O estágio é uma forma de adquirir experiência profissional e você pode incluir no seu currículo. 

 

4. Quem pode ser estagiário? 

Estudantes, a partir de 16 anos, regularmente matriculados e frequentando Instituições de Ensino médio, técnico ou superior.

 

5. Quais atividades os estagiários podem desenvolver? 

Essa é, provavelmente, a dúvida mais comum sobre estágio. De acordo com a Lei do Estágio, os estagiários devem desenvolver atividades compatíveis com a programação curricular estabelecida para o curso em que está matriculado.

Desse modo, não é dever do estagiário realizar atividades de outros cargos apenas para “quebrar galho”, assim como é incorreto responsabilizá-lo por tarefas que não são de sua atribuição.

 

6. Estagiário pode fazer hora extra?

Não é permitida a realização de hora extra para estagiários, devendo seguir o horário de estágio descrito no termo de compromisso, assinado por todas as partes envolvidas. O descumprimento de qualquer cláusula descrita neste termo, caracteriza vínculo de emprego com a parte concedente do estágio.

A jornada de atividade em um estágio deve ser compatível com as atividades escolares, dessa forma não deverá ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.

 

7. Como conseguir um estágio? 

Agora que esclarecemos as principais dúvidas, você já pode se inscrever em nosso site ou acessar seu perfil de cadastro para consultar vagas. Quer saber como se preparar para uma entrevista de estágio? Nós, do CIEE/PR, já temos um texto perfeito — e exclusivo — para isso: 

 Como se preparar para uma entrevista de estágio 

Com essas dicas você estará mais próximo de conquistar a vaga que sempre desejou. Afinal, além de informação, é importante saber onde estão as melhores oportunidades disponíveis. 

 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo