Como o trabalho voluntário pode contribuir para a sua carreira?

O trabalho voluntário é uma atividade que, além do benefício proporcionado a outras pessoas e/ou causas, enriquece o currículo. Através dele, é possível demonstrar valores, desenvolver habilidades, fazer contatos e adquirir experiências. Separamos abaixo algumas informações e motivos que tornam essa experiência tão enriquecedora. Acompanhe! 

Entenda o objetivo do trabalho voluntário

O trabalho voluntário se caracteriza por ser uma atividade não remunerada que acontece em detrimento de instituições como: ONGs, instituições de caridade, hospitais e ambientes menos favorecidos.

Esse trabalho pode acontecer através de ações físicas, em que o voluntário doa tempo em benefício de outras pessoas ou instituições, ou ainda, pela prestação de serviços que envolvam habilidades que o voluntário ainda está aprendendo, através de cursos e da graduação. 

Adicione ao currículo!

O trabalho voluntário pode ser ainda um diferencial para o currículo, pois demonstra sua proatividade, criatividade, determinação e interesse em desenvolver as habilidades que estão sendo adquiridas.

As experiências devem ser adicionadas no currículo no campo de informações complementares, com a duração do voluntariado e o nome da empresa ou instituição que recebeu o serviço prestado.  O LinkedIn também tem um espaço dedicado apenas para essa informação.

Conte suas experiências em entrevistas de emprego

Se houver espaço para conversar sobre a experiência em uma entrevista de emprego, pode ser benéfico aproveitar o momento para contar mais. Vale destacar as habilidades que foram adquiridas no processo, os motivos que te levaram a escolher essa modalidade de trabalho e os aprendizados conquistados.

Além disso, pode ser importante falar sobre as habilidades desenvolvidas durante essa jornada, tais como: trabalho em equipe, criatividade, flexibilidade, liderança e determinação. Tudo isso agrega valor ao candidato e faz com que a empresa compreenda se os valores e objetivos das partes são parecidos.

Onde fazer trabalho voluntário?

Gostou de descobrir mais sobre essa modalidade e quer colocar o trabalho voluntário em ação? Inúmeras são as instituições que recebem voluntários no Paraná, dentre elas se destacam: TETO Brasil, Ação Social do Paraná, Grupo Dignidade, Amigo Animal, Afece.

Pesquise essas e outras instituições e, antes de iniciar, reflita sobre qual delas tem mais conexão com o seu perfil! Para continuar por dentro de todas as novidades do CIEE/PR, acompanhe nossas redes sociais:  InstagramFacebookYouTube, Twitter e LinkedIn.

 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo