Começar uma carreira é um período de grandes expectativas e desafios, ainda mais para quem está iniciando no mundo do trabalho.
Nesse caso, enfrentar um ambiente profissional volátil pode parecer intimidador e até desanimador na maioria das vezes.
As mudanças rápidas e imprevisíveis, que são influenciadas tanto por fatores econômicos como tecnológicos, interferem diretamente na experiência de “calouro” no mundo corporativo.
Ambiente VUCA: o que isso significa?
Você já ouviu falar no conceito VUCA?
Essa sigla quer dizer: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, uma ótima definição para o universo atual de trabalho.
Isso acontece porque o profissional deve se adaptar a muitas mudanças ao mesmo tempo, sejam elas pessoais, como também da própria área de atuação.
Mas, o que fazer para não se abalar tanto com isso?.
8 dicas para se adaptar ao mercado profissional mutável
Preparar-se para os desafios que estão por vir é fundamental para se adaptar mais rapidamente. Por isso, separamos algumas dicas valiosas para você, confira:
1 – Seja flexível
Ter uma mente adaptável é uma das competências mais valiosas no mundo do trabalho.
É preciso estar disposto a aprender novas habilidades para diferentes funções. Isso ajuda a abrir muitas portas e oportunidades, ainda mais para quem está começando.
Assim, ao invés de seguir um caminho rígido, explore diferentes áreas e se possível, assuma novas responsabilidades dentro da sua função.
2 – Invista em educação continuada
A aprendizagem é algo que precisa fazer parte do seu dia a dia.
Por isso, esteja sempre atualizado com:
- Cursos online,
- Workshops,
- Leituras da área relacionada.
Existem muitas plataformas que podem te ajudar, como: Coursera, Udemy e LinkedIn Learning. Cadastre-se e comece o quanto antes.
3 – Abrace os desafios
É natural da vida que surjam desafios. Nesse caso, veja eles como oportunidades de crescimento e não somente como empecilhos!
Ao invés de temer a instabilidade do mercado de trabalho, use-a como uma alavanca para o desenvolvimento pessoal e profissional.
4 – Busque feedback
Pedir retorno das suas ações dentro do espaço de trabalho é a base para seu crescimento.
Por isso, escute e aprenda mais com a opinião de seus colegas e supervisores.
É por meio do feedback que se identifica áreas de melhoria, além de desenvolver novas habilidades em seu mercado de atuação.
5 – Fique de olho no networking
Construir uma rede de contatos é outra ação fundamental. Para isso, esteja sempre atento para:
- Participar de eventos e palestras;
- Conectar-se com profissionais em plataformas como o LinkedIn;
- Entrar em comunidades profissionais.
Fazer networking ajuda a abrir portas para novas oportunidades de emprego e reconhecimento na área de atuação.
Vale citar que o networking também deve partir da sua parte, nesse caso, lembre-se dos seus colegas quando eles precisarem!
6 – Busque mentoria
Se possível, fique de olho para encontrar um mentor em sua área: observe seus supervisores, colegas e até professores.
Essas pessoas são ótimas com conselhos profissionais, além de compartilharem experiências em situações complexas do início de carreira.
7 – Cuide da sua saúde mental e física
Qualquer ambiente de trabalho pode ser muito estressante, principalmente quando existe muita instabilidade na rotina.
Por isso, aderir a algumas práticas podem tornar sua rotina mais fácil, como:
- Adotar atividades físicas,
- Manter uma alimentação equilibrada,
- Reservar tempo para hobbies,
- Tirar um tempo para descanso.
Tudo isso é essencial para estar saudável e produtivo, tanto no quesito profissional, como pessoal.
Além disso, técnicas de mindfulness e meditação também ajudam a gerenciar o estresse.
8 – Estabeleça metas realistas
Por fim, é preciso definir metas claras para manter o foco e a motivação.
Procure dividir seus objetivos em etapas menores, celebrando alguns marcos ao longo do caminho. Assim, você cria um senso pessoal de progresso, aliviando a pressão a longo prazo.
O início de carreira em um ambiente profissional mutável pode ser desafiador, mas com as ações certas, é possível transformar os desafios em oportunidades de crescimento.
Desenvolver a capacidade de adaptação e cultivar uma mentalidade de crescimento são algumas das ações-base para obter sucesso.
Lembre-se, a volatilidade também traz oportunidades – e estar preparado para aproveitá-las é o que fará a diferença na sua trajetória profissional.