Dicas de como conciliar os estudos e o estágio

Estudar e estagiar parece uma missão que demanda muito esforço e dedicação. De fato, as duas responsabilidades exigem certas habilidades e planejamento, mas não é impossível conciliar os dois. O estágio garante aos estudantes a possibilidade de se integrar no mundo do trabalho, ao mesmo tempo em que os estudos, garantem o acesso ao conhecimento. Separamos algumas dicas para que você consiga ser um bom aluno e um bom estagiário. 

Planeje-se!

Começar um estágio é o sonho de muitos estudantes que estão iniciando sua jornada no mundo do trabalho. Ao conquistar a vaga, algumas preocupações podem surgir, sendo a principal delas, a organização da rotina. Com menos tempo livre, os estudantes precisam planejar e programar as atividades referentes às aulas e também ao estágio. 

Uma dica que pode auxiliar, é a criação de um cronograma com as atividades que precisam ser realizadas. Eles são ótimos para organizar e otimizar o tempo disponível e ainda tornam tudo mais visual. Você pode utilizar  de planejamentos através de planilhas virtuais ou mesmo de modo manual, com o auxílio de uma agenda.

Estabeleça suas prioridades

Colocar as prioridades em ordem facilita muito a rotina do estudante e estagiário. Executar as atividades em ordem de urgência ou complexidade irá otimizar o tempo gasto durante os momentos de estudo e estágio. Escolher sabiamente o que precisa ser feito primeiro irá render uma melhor produtividade e garantir que as tarefas sejam concluídas em tempo hábil. 

Tenha bons hábitos e cuidados com a sua saúde

Se alimentar bem e ter uma boa rotina de sono são essenciais para qualquer pessoa manter uma boa qualidade de vida, independente do tipo de atividades ou trabalho que exerça. Para quem está começando a conciliar estudos e trabalho é imprescindível que esses cuidados sejam tomados também. Uma má alimentação e poucas horas de sono afetam o desempenho e prejudicam no desenvolvimento das tarefas e estudos. 

Reserve tempo para a diversão

Não deixe de disponibilizar espaço para o seu lazer. Reservar um tempo para descansar e se divertir irá proporcionar um alívio para sua mente, que está se adaptando aos desafios de equilibrar o estágio e os estudos. Separe um momento para se dedicar às atividades que gosta, como caminhar em um parque, ir ao cinema ou mesmo praticar seus hobbies. 

Começar a trabalhar enquanto estuda é uma responsabilidade grande, que exigirá esforço e dedicação. Seguindo as dicas que listamos acima, ficará mais fácil assumir o compromisso que essa nova fase na sua vida, de estudante e profissional, requer.  

 

O CIEE/PR atua para promover a integração de jovens no mundo do trabalho, através dos programas de estágio, aprendizagem, cursos de capacitação e programas sociais, tendo como objetivo o desenvolvimento humano e social. Acompanhe nossas notícias e novidades através de nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e canal no Youtube

 

Fontes consultadas: 

https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/como-conciliar-trabalho-e-estudo/

https://www.unicesumar.edu.br/blog/saiba-como-conciliar-trabalho-e-estudo/

https://uniamerica.br/blog/comecei-a-faculdade-como-conciliar-trabalho-e-estudo-745

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo