Programa “Jovem em Ação” busca interação com as famílias 12 de setembro de 2018 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

 

Mais um encontro do programa Jovem em Ação foi realizado dia 10/09, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Caximba, com a participação aproximada de 40 adolescentes de Curitiba.

Na ocasião, os jovens com idade entre 14 e 18 anos realizaram apresentações em grupo com temas de impacto social focados no bairro em que vivem, tais como: saneamento básico, asfaltamento, problemas com lama e planos de melhoria para infraestrutura.

“Moro no bairro há 17 anos e sei bem qual é a realidade do Caximba. O programa está sendo essencial, pois proporciona autoconhecimento e descoberta dos nossos potenciais. O trabalho da Mara e da Giane foi sempre muito focado nas dificuldades individuais de cada um e nos ajudaram muito. Não há ninguém que esteja saindo do curso da mesma maneira que entrou, pois todas as atividades foram maravilhosas.” Graziele Galdino, 17 anos.

Segundo as psicólogas Mara e Giane, estas atividades  trazem uma provocação aos jovens, incentivando-os a descobrirem suas potencialidades.  “O próximo passo é que os jovens realmente vão à ação, promovendo a mudança no próprio local onde vivem” completou as instrutoras.

Antes do programa, eu via o Caximba com todos os seus problemas e só reclamava disso. Agora tanto eu como os outros jovens, podemos ver na prática soluções de como melhorar o bairro.” Felipe Faustino, 15 anos.

 

 

Desenvolvido em 4 encontros para cada turma de jovens, que em sua grande maioria encontra-se em situação de vulnerabilidade social, o programa Jovem em Ação tem como foco a redução dessa condição, dando autonomia por meio da promoção da cidadania e da capacitação profissional  oportunizando o desenvolvimento da empregabilidade, a geração de renda e o fortalecimento dos vínculos familiares.

Entre as temáticas abordadas nos encontros, estão o relacionamento, criação e fortalecimento de vínculos de afetividade familiar; trabalho em grupo, autonomia e autoestima; gravidez na adolescência – reflexão sobre planejamento familiar e representações sociais; sexualidade e questões de gênero; Direitos Humanos; o mundo do trabalho e dicas para entrevista.

“Este programa está nos preparando psicologicamente para os desafios do nosso 1º emprego. A maioria dos jovens já trabalha de maneira informal, como forma de “ganha pão” para suas famílias. Através do programa teremos oportunidades de trabalho mais efetivas.” Diego Alves, 14 anos.

Ao final, os jovens com 100% de frequência receberam certificados de participação, enquanto suas famílias foram convidadas para o programa Família em Ação, completando o ciclo de atividades do CIEE/PR de estímulo ao fortalecimento dos vínculos familiares. O objetivo desta ação conjunta é que os jovens possam ser encaminhados às entrevistas de emprego, através do Programa de Aprendizagem, mais conscientes do seu potencial para enfrentar os desafios da vida com eficiência e apoio da família.

 

 “Desde muito cedo tenho vontade de trabalhar, tanto para ajudar em casa quanto pela independência financeira. Este programa nos mostrou que, da mesma maneira que temos que ter compromisso com a escola e outras atividades, também precisamos ter compromisso e responsabilidade naquilo que fazemos.” Camily Ribeiro, 14 anos.

 

Mais informações sobre o programa através do e-mail: jovememacao@cieepr.org.br 

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo