Incluir para fazer a diferença

A diversidade e a inclusão são questões urgentes dentro das mais diversas empresas; veja como promovê-las para pessoas com deficiência visual

 

No dia 4 de janeiro é comemorado o Dia Mundial do Braille, um sistema de escrita e leitura tátil desenvolvido para pessoas cegas ou com deficiência visual. Ele foi criado por Louis Braille, um jovem cego francês, no século XIX, e utiliza combinações de pontos em relevo dispostos em células ou grades, e cada combinação representa uma letra, número, símbolo ou mesmo palavras e contrações específicas.

O sistema Braille é uma ferramenta fundamental para promover a independência e a inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade. Por isso, nas empresas, isso não seria diferente: é necessário estar preparado para receber profissionais com problemas de visão ou até completamente cegos.

Além disso, a inclusão de pessoas com deficiência visual não deve ser encarada meramente como um cumprimento de normativas legais. Afinal, essa é uma oportunidade de capitalizar as diversas perspectivas que cada indivíduo traz para o ambiente de trabalho. A multiplicidade de experiências enriquece as equipes, estimula a inovação e promove uma cultura organizacional mais rica.

Dicas para a inclusão de pessoas com deficiência visual

A conscientização desempenha um papel fundamental na criação de ambientes de trabalho inclusivos. Além disso, iniciativas de capacitação para empregadores e colegas de trabalho ajudam a construir um local com mais empatia, promovendo a compreensão das habilidades e competências dos profissionais com deficiência visual.

Vale lembrar que a diversidade de talentos e experiências contribui para o sucesso da empresa a longo prazo, melhorando a reputação e aumentando a satisfação dos colaboradores. 

Portanto, para promover a inclusão de deficientes visuais na sua empresa, leve em consideração os seguintes fatores:

Tenha locais com acessibilidade física

Certifique-se de que o local de trabalho seja acessível, com rampas, corrimãos e elevadores adequados. Além disso, disponibilize sinalizações em Braille e com alto contraste para orientação.

Implemente tecnologias assistivas

A tecnologia assistiva refere-se a qualquer dispositivo, software, equipamento ou sistema projetado para melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida de pessoas com diferentes tipos de deficiência. No caso da deficiência visual, inclui leitores de tela, softwares de ampliação de texto e teclados adaptados. Além disso, os demais sistemas utilizados por sua empresa devem ser compatíveis com essas tecnologias.

Crie programas de treinamento e conscientização

Ofereça treinamentos regulares para todos os funcionários sobre a inclusão de pessoas com deficiência visual. Inclusive, é possível colocar esses colaboradores para ministrar palestras ou seminários. Afinal, ninguém melhor do que essas pessoas para explicar como é possível mudar hábitos do dia a dia para permitir a inclusão.

Caso necessário, adapte as tarefas

Avalie as tarefas e funções dos cargos para garantir que sejam acessíveis a todos. Por isso, caso alguma dificuldade seja detectada, permita que ajustes sejam implementados para que todos possam executar as tarefas com segurança.

Crie políticas de inclusão

Desenvolva políticas de inclusão que incentivem a contratação e promoção de pessoas com deficiência, inclusive visuais. Essas regras devem ser claras e de conhecimento de todos na empresa. Assim, a cultura organizacional estará pautada na inclusão desde a base da empresa.

Faça parcerias com instituições especializadas

Organizações especializadas em pessoas com deficiência visual podem contribuir em diversas etapas, desde o desenvolvimento de políticas de inclusão até o recrutamento de candidatos. 

Estabeleça um cronograma de feedbacks constantes

A cultura de feedback é fundamental para o desenvolvimento organizacional. E essa deve ser uma via de mão dupla: assim como sua empresa pode comunicar novas decisões e falar sobre o desempenho de maneira individualizada, ela também deve estar aberta a ouvir as demandas dos colaboradores, neste caso, dos que possuem deficiência visual.

Invista na transformação digital

A pandemia fez com que a transformação digital das empresas desse um salto gigantesco. Por isso, garanta que todas (ou a maior parte) as rotinas e tarefas possam ser feitas de maneira online e de acordo com padrões de acessibilidade. Para os responsáveis por criar conteúdos digitais, forneça treinamentos que incluem a acessibilidade.

Promova programas de mentoria

Os programas de mentoria conectam profissionais mais experientes a pessoas que estão iniciando a carreira. Para promover a inclusão, faça com que profissionais com deficiência visual sejam mentorados por pessoas acolhedoras, didáticas e preparadas para a função. Além de aproximar os colaboradores, isso fortalece o networking.

 

Ao adotar as práticas acima, as empresas podem criar ambientes de trabalho mais inclusivos, nos quais profissionais com deficiência visual possam contribuir plenamente e prosperar em suas carreiras. Além disso, ao promover ambientes de trabalho inclusivos, não apenas estamos criando oportunidades para todos, mas também estamos moldando o futuro de organizações mais conscientes e bem-sucedidas. 

Para conferir mais dicas, tendências e outros conteúdos ligados ao mundo do trabalho, acesse o nosso blog.

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo